ACIAL - Associação Comercial Industrial de Lorena - ACIITU

Consultas SCPC Online: (Acesso restrito)
Código:   Senha:   


Como administrar bem seu orçamento doméstico

Todo mundo traça sonhos e objetivos na vida.

E para que eles sejam realizados e atingidos sem surpresas durante o percurso, toda a família precisa elaborar seu ORÇAMENTO DOMÉSTICO.
Mas lembre-se: não basta apenas equilibrar os ganhos e despesas, é preciso garantir também uma reserva para as emergências.
Primeiramente, conheça as principais vantagens de se realizar o Orçamento Domestico:

- Planejar e organizar melhor o futuro da sua família;
- Capacitar a família a ter uma visão geral do uso de sua renda, despesas e investimentos;
- Manter o Orçamento equilibrado (receitas X despesas);
- Evitar as compras feitas por impulso que acabam consumindo o dinheiro de outras necessidades / planos;
- Não deixar que a sua família esteja em dificuldades na hora de honrar compromissos.

NA PONTA DO LÁPIS

ACIAL ensina passo a passo, como realizar seu Orçamento Doméstico.
Veja como é simples e rápido!
Reúna os comprovantes dos pagamentos das contas dos últimos meses;
Escreva todos os ganhos (entre salários e demais rendas);
Relacione, na coluna de despesas, os gastos do último mês, dividindo-os em fixos e flexíveis;
Por fim, compare o valor total das despesas com os ganhos e calcule o saldo.

A) RENDA FAMILIAR

1- Salário líquido (soma de toda família)
2- Ganhos extras (bicos, pensões, etc)
3- Outros

B) DESPESAS

Fixas
1- Aluguel
2- Financiamento da Casa Própria
3- Prestações (carro, seguro, escola, plano de saúde

Flexíveis
1- Contas ( água, luz, telefone, gás)
2- Alimentação (supermercado, feira, açougue)
3- Serviços domésticos (consertos, etc)
4- Lazer (cinema, teatro, shows e passeios
5- Reserva para imprevistos

Eventuais
1- Impostos / Matrícula da escola
Outras

Cheque Saiba como lidar com ele

Ao receber o cheque, observe atentamente:
► O cheque não pode conter rasuras e deve ser personalizado, para ser conferido com os documentos do emitente;
► Exija o RG, de preferência original. Confira a fotografia e a assinatura e anote também o telefone e o endereço do emitente;
Importante: Solicite ao cliente a apresentação do cartão do banco, raramente o cartão e o cheque são roubados juntos;
► Solicite a assinatura também no verso e no ato do recebimento. Compare as assinaturas;
► Confira o preenchimento do cheque. Observando o valor escrito por extenso e em cifras;
► Não aceite cheque previamente assinados ou preenchidos;
► Verifique se o código do banco, o numero da agencia, do cheque e da conta corrente (na parte superior) conferem com os números impressos no campo CMC7 (na parte inferior). Os falsários alteram os dados do cheque;
► Consulte sempre Cheque, antes de liberar a mercadoria. Ao consultá-lo, não esqueça de que você deve informar o numero do CPF/CNPJ, o código do banco, o numero da agencia, do cheque e da conta corrente com dígito;
► Desconfie de cheques amarelados. A conta pode estar inativa/ encerrada;
►Redobre sua atenção as sextas-feiras (principalmente após o fechamento bancário) e durante o final de semana;
►Redobre os procedimentos para cheques pré-datados;
►Veja se o cliente anota o valor da compra no canhoto. Se não anotar, desconfie;
►Não aceite cheques com valor maior que a compra, nem reembolse o cliente pela diferença.
►Coloque um cartaz em local visível, no estabelecimento, informando que só serão aceitos cheques mediante consulta e apresentação de documentos.
►Dependendo do risco da operação, considere a possibilidade de condicionar a entrega da mercadoria para após a compensação do cheque;
►Não troque cheques por dinheiro, nem aceite cheques de terceiros.
►Utilize sempre uma política única para recebimento de cheques, não deixando se levar pelas aparências;
► Oriente corretamente seus funcionários sobre a política da empresa a fim de evitar dificuldades para o consumidor e para o próprio estabelecimento;
► Explique a seus clientes que tais procedimentos visam proteger pessoas honestas como ele, evitando a circulação de cheques roubados / falsificados.

Motivos mais comuns para devolução de cheques:

Motivo 11 – Sem fundos - 1º apresentação
Motivo 12 – Sem fundos - 2º apresentação
Motivo 13 – Conta encerrada
Motivo 14 – Prática espúria
Motivo 20 – Sustado pelo próprio correntista
Motivo 21 – Sustação do pagamento pelo emitente ou portador do cheque (contra – ordem ou oposição ao pagamento).
Motivo 22 – Divergência de assinatura (só válida se houver saldo)
Motivo 25 – Cancelamento do talonário pelo banco sacado.
Motivo 28 – Sustação do pagamento ocasionado por furto ou roubo.
Motivo 29 – Bloqueado, não confirmação do recebimento do talonário
Motivo 31 – Erro formal no preenchimento
Motivo 35 – Cheque fraudado ou emitido sem aviso prévio controle ou responsabilidade do Banco (cheque universal), ou ainda com adulteração de praça sacada, ou com rasura no preenchimento.

CONSULTAS ao SCPC e CHEQUE

É possível consultar o cheque através de diversos meios de acesso. Para conhecê-los consulte a ACIAL – 3159.0120

PRAZOS PARA PRESCRIÇÃO DE CHEQUES

- Apresentação: o cheque é pagável à vista, na praça do pagamento, e deve ser apresentado, para pagamento no Banco sacado, no prazo de 30 dias a contar da emissão e prazo de 60 dias para cheques de outras praças quando emitido fora do Estado.
- Prescrição: A ação executiva para cobrar judicialmente o cheque prescreve em 06 meses, a contar da expiração do prazo da apresentação;
- Cheque pré-datado: Admite-se como praxe a utilização dos cheques pré-datados.

De qualquer forma, as empresas que utilizam este instrumento de comercialização deverão cumprir o preceito ético em suas relações com os clientes.

CHEQUES DEVOLVIDOS

Se você é usuário do SCPC-ACIAL, você pode incluir os cheques sem fundo no banco de dados da ACIAL. Basta preencher os formulários fornecidos por ela e enviá-los aos responsáveis pelo serviço.
Agindo assim, você força o devedor a retornar a sua empresa para liquidar o débito, facilitando a cobrança.

Não esqueça de solicitar o cancelamento

ACIAL - Todos os direitos reservados
ACIAL - Rua Cel. José Vicente, 132 - Centro - Lorena / SP, CEP: 12608-000, Fone: (12) 3159-0120